Skip to content Skip to footer

Nazaré

Hoje em dia o espaço da vila da Nazaré engloba quatro locais, Pederneira, Sítio da Nazaré, Praia da Nazaré e Rio Novo.
Até inícios do séc. XVII apenas existia o Sítio e a Pederneira, pois o mar ocupava o lugar da actual Praia da Nazaré. Com o passar dos anos as águas recuaram e a população começou a instalar-se na costa, e a principal actividade económica passou a ser a pesca.
A Nazaré começou a ser conhecida e procurada, como praia de banhos. A pesca, a transformação do pescado e a sua venda, foram ao longo de quase todo o século XX, as principais actividades da população.
No entanto a dureza da vida do mar levaram muitos pescadores a procurarem uma vida melhor. Mais tarde com a construção do Porto de Abrigo, no início da década de oitenta, veio alterar e melhorar a vida na pesca, iniciando uma nova fase no quotidiano da vila.
Com o passar do tempo o turismo descobriu a história e a beleza desta vila começando a ser conhecida internacionalmente. Neste momento a Nazaré é visitada por milhares de turistas, que percorrem as suas ruas estreitinhas, descobrem a vida deste povo, vivem as suas tradições e fascinados voltam à mais inesquecível das praias portuguesas.

Deixe um comentário